top of page
Galeria de vidro do Museu Mineiro com adesivo de recorte aplicado na cor verde com o título: Quando Exposição

QUANDO apresenta obras realizadas pelo coletivo de nome homônimo, que promove o encontro entre diferentes artistas e mulheres cis e trans que transitam pelo Maria Maria, espaço de acolhimento à pessoa com trajetória de vida nas ruas em sistema de moradia temporária subsidiada pela Prefeitura de Belo Horizonte. O grupo só existe a partir desse encontro, que a cada vez conta com mulheres diferentes, fruto do próprio fluxo movente da vida. Coexistir através de práticas artísticas que evidenciam o diálogo, a troca e o imprevisível fazem parte do QUANDO.

 

A exposição acontece no Museu Mineiro e conta com uma extensão no Centro Cultural São Geraldo. Em ambas as mostras está presente a reflexão sobre os espaços identitários, tanto individuais quanto coletivos, a relação com o território, a ideia que se tem de lar quando não se tem um, estados de ser e perceber o mundo e o "quando" enquanto questão em seu sentido de circunstância, situação, tempo, uma ocasião temporal que não se sabe ao certo definir, nem se é do campo do desejo, da vontade, do sonho ou se é da ação, do chamado: "quando a situação vai melhorar?", "quando terei vez?", "quando terei casa?", quando, quando, até quando?

EXPOSIÇÃO

Os trabalhos apresentados são frutos de laboratórios de arte realizados no abrigo Maria Maria desde 2018 e incluem práticas diversas que atuam no âmbito da ação participativa intuitiva. Seja costura, colagem, fotografia, vídeo, desenho ou pintura, as diferentes técnicas servem sobretudo como suporte para o compartilhamento de memórias, narrativas e sonhos. São obras que trazem uma ideia de identidade em sua dimensão enquanto corpo social, relacionada principalmente às marcas sociais. Entretanto, as características que distinguem uma pessoa da outra são intrínsecas a vida como é: preciosa, singular, íntima e única.

QUANDO

Coletivo

 

 

 

 

Museu Mineiro

Centro Cultural São Geraldo

de 29 de março a 29 de maio de 2022

QUANDO