top of page

FILMES

ÚRSULA

Documentário

6’35’’

Direção: Chris Tigra

Produção: QUANDO Coletivo

Com: Úrsula de Paula da Costa       

Ano de lançamento: 2022

Produtor executivo: Matheus Couto

Imagem, som, edição: Chris Tigra

Trilha sonora: 100% Feminista, de MC Carol e Karol Conká

Realização: QUANDO Coletivo           


Este filme, produzido pelo Quando Coletivo, foi contemplado com o 7 Prêmio BDMG Cultural / Fundação Clóvis Salgado de Estímulo ao Curta Metragem de Baixo Orçamento.

Close up de mulher trans negra com óculos espelhados, batom vermelho e vestido de crochê laranja fumando cigarro.

SINOPSE

O que separa aquilo que vemos daquilo que nos olha? E quem filma de quem é filmado? Essas percepções se confundem através aqui em meio ao depoimento de Úrsula de Paula, jovem mulher trans que compartilha um pouco de sua história de vida partindo de sua ancestralidade africana, ora revelando ou deixando escapar o que está ao fundo, uma casa de acolhimento à mulheres com trajetória de vida nas ruas.

Nós também fazemos cinema! A partir do encontro entre artistas, não artistas e pessoas com trajetória de vida nas ruas promovemos diálogos e trocas que elaboram sobre as nossas vivências e as nossas narrativas através da linguagem cinematográfica. Se liga em nossas produções:

QUANDO CINEMA

ÚRSULA

CÉUS DE MAIO

Céus de Maio

DocFic
3'12''

Direção: QUANDO Coletivo 

Imagens, som, edição: QUANDO Coletivo

Montagem e som direto: Chris Tigra

Ano: 2022 

Belo Horizonte, MG


Frame do filme "Céus de Maio", que mostra céu azul com nuvens.

SINOPSE

Céus de maio é um filme de curta metragem construído coletivamente a partir de uma prática onde o céu do bairro São Geraldo em Belo Horizonte foi o ponto de partida para a construção de uma narrativa que transmutou as individualidades revelando uma perspectiva maior sobre os céus de cada um e o céu comum a todes.